Representante do município apresenta ações locais e discute estratégias para fortalecer o programa Vigidesastres em Santa Catarina

A fiscal da Vigilância Sanitária de Capivari de Baixo, Josiane Aparecida Antunes da Silva, representou o município em um evento de grande relevância para a saúde pública em Santa Catarina. Realizado nos dias 13 e 14 de agosto, em Florianópolis, o encontro na Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina (DIVS) reuniu uma equipe do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), do Ministério da Saúde. O objetivo principal foi debater estratégias de atuação e compartilhar experiências na área.
O evento contou com a participação de representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), do Grupo de Trabalho para elaboração de Planos de Ação e Análises de Riscos da Saúde Estadual (GT-PARE) e de apenas cinco municípios catarinenses: Blumenau, Florianópolis, Ponte Alta do Norte, Seara e Capivari de Baixo. O município de Capivari de Baixo foi o único do Sul do estado a participar, destacando sua atuação proativa na área de saúde e prevenção.
Como Ponto Focal do Programa Vigidesastres em Capivari de Baixo, Josiane apresentou as ações desenvolvidas no âmbito municipal, com foco na prevenção, preparação e resposta a eventos adversos. A troca de informações com a equipe federal e os representantes dos outros municípios permitiu o compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas e a identificação de novas estratégias que podem ser implementadas no plano local, que está em processo de atualização.
O Vigidesastres, vinculado à Gerência de Saúde Ambiental da DIVS, desempenha um papel fundamental na prevenção e controle de riscos à saúde relacionados a desastres, como enchentes e estiagens. A troca de informações e estratégias entre as equipes estadual, federal e municipais busca aprimorar a capacidade de resposta e a elaboração de planos de ação específicos para os diferentes contextos regionais.
Santa Catarina foi um dos cinco estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receber uma visita técnica e apresentar, in loco, sua atuação na preparação, vigilância e resposta a desastres no âmbito da saúde pública. A iniciativa buscou identificar experiências exitosas, desafios enfrentados e boas práticas que possam servir de base para diretrizes nacionais, além de fortalecer a articulação com os estados e valorizar as estratégias implementadas localmente.
O Plano de Preparação e Resposta em Emergência em Saúde Pública (PPR-ESP) de Capivari de Baixo, que define as ações de contingência para a saúde em caso de desastres, está em processo de atualização pela Vigilância Sanitária Municipal. O plano, que já existia desde 2019, foi fundamental para nortear a Secretaria Municipal de Saúde em eventos adversos, como o ocorrido em 2022. O documento abrange todas as fases de uma emergência, desde a criação de um gabinete de crise até o pós-evento, quando os afetados retornam às suas residências. A participação no evento em Florianópolis é um passo importante para aprimorar esse plano e garantir uma resposta mais eficiente e coordenada no futuro.
