Iniciativa de turismo pedagógico, que criou um “passaporte turístico infantil”, é recebida com entusiasmo pela prefeitura e pode ser incorporada às celebrações dos 350 anos do município
Um grupo de estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolveu um projeto que transcendeu os limites acadêmicos e ganhou potencial para se tornar uma política pública no município de Laguna. A proposta, que surgiu como um desafio da disciplina de Marketing e Comunicação no Setor Público, resultou na criação de um passaporte turístico infantil com enfoque pedagógico e cultural. A iniciativa foi apresentada à prefeitura de Laguna, que demonstrou interesse em adotar e lançar o projeto oficialmente em 2026, como parte das comemorações dos 350 anos da cidade.
A ideia, desenvolvida por Salete Inêz Kons Monteiro Duarte, Maria Luisa S. Miranda, Leonardo Medeiros de Azevedo e Daniel Antônio da Silva, buscou explorar o turismo pedagógico, direcionado ao público infantil. A proposta foi apresentada ao prefeito de Laguna, Preto Crippa, e à sua equipe, em uma reunião no gabinete da prefeitura. A receptividade foi imediata e positiva, o que abre caminho para que o projeto, que foi além das exigências acadêmicas, se torne uma realidade para os moradores e visitantes de Laguna.
O projeto, que recebeu o nome de campanha “Expedição Botonauta”, com o slogan “Um mergulho no Conhecimento”, visa aprofundar a experiência das crianças durante os passeios turísticos. Em vez de um simples passeio, a iniciativa busca oferecer uma vivência educativa e memorável, com foco na história, cultura e patrimônio local. A proposta representa uma oportunidade para escolas que desejam proporcionar aos alunos uma atividade de campo que seja ao mesmo tempo divertida e enriquecedora, integrando o aprendizado em sala de aula com a exploração do ambiente histórico da cidade.
O trabalho para a elaboração do projeto não se limitou à disciplina de marketing. Ele também foi integrado à disciplina de Governança e Gestão Pública, ministrada pelo professor Daniel Pinheiro. Esta sinergia permitiu que os estudantes identificassem e compreendessem as demandas de Laguna e os atores envolvidos na problemática do turismo. Com um olhar mais amplo, o grupo entregou um e-book que detalha ações implementadas em diferentes benchmarking. Ambas as disciplinas são parte do currículo do quinto período do curso, demonstrando a abordagem prática da universidade para o ensino.
O projeto foi resultado de um processo de diagnóstico detalhado da cidade, considerada uma das mais antigas do país. Durante o último semestre, os estudantes realizaram análises e visitas a Laguna, identificando oportunidades de aprimoramento nas estratégias de turismo e na promoção do município. A colaboração entre a academia e o setor público reforça a importância de projetos que possam ser aplicados na prática, com benefícios diretos para a comunidade. A parceria com a Udesc é vista pela prefeitura como um passo importante para o desenvolvimento local, incentivando a inovação e o serviço social.
