Campanha de conscientização busca sensibilizar a sociedade e fortalecer a rede de apoio para vítimas de violência doméstica e familiar
A Prefeitura de Tubarão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, promove uma série de atividades durante todo o mês de agosto em apoio à campanha nacional Agosto Lilás. O movimento, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra a mulher, ganha força no município com uma programação focada na conscientização, prevenção e no enfrentamento desse tipo de crime.
Nesta quinta-feira (21), a campanha marcou um dos seus pontos altos com a realização da Palestra de Conscientização, Prevenção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher. O evento reuniu autoridades, profissionais da área de assistência social e segurança pública, e a comunidade em geral. A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Heloísa Cabral, e a primeira-dama do município, Graziele de Souza Soratto da Silva, participaram da abertura e reforçaram a importância de iniciativas que incentivam as mulheres a buscarem ajuda.
Durante a palestra, a equipe de psicólogas do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) apresentou dados que revelam a dimensão do problema no município. O relatório aponta que, somente em 2024, 133 mulheres receberam algum tipo de apoio do serviço. No período de janeiro a junho deste ano, 72 mulheres foram atendidas, com 41 delas permanecendo em acompanhamento ativo.
A programação do Agosto Lilás busca dar visibilidade aos diferentes tipos de violência contra a mulher, conforme previstos na Lei Maria da Penha, e fortalecer a rede de proteção. O delegado regional, Dr. Lucas de Sá Rezende, foi um dos palestrantes e trouxe a perspectiva da segurança pública no combate à violência, destacando a necessidade de ações integradas entre as diferentes esferas do poder público para garantir a proteção das vítimas e a punição dos agressores.
A campanha visa não apenas acolher as vítimas, mas também promover a prevenção, incentivando a denúncia e fortalecendo os laços comunitários. O objetivo é que a sociedade como um todo esteja mais atenta aos sinais de violência e crie um ambiente seguro e de apoio para todas as mulheres. As atividades reforçam o compromisso da gestão municipal em garantir a igualdade de gênero, o respeito e os direitos das mulheres.

