Em uma ação que foi voltada ao desenvolvimento do bem-estar psicológico no ambiente de trabalho, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) ocorreu na última segunda-feira, 28 de abril, a palestra do tema: Compartilhando Responsabilidades, o que eu posso fazer pela minha saúde mental? E a instituição onde trabalho, o que ela pode fazer?. O evento aconteceu no auditório Thereza Tang e teve transmissão no canal oficial do TJSC no YouTube.
A atividade foi realizada pelo médico, advogado, professor e escritor Marcos Mendanha, uma das maiores referências nacionais em saúde mental ocupacional. Durante sua apresentação, o especialista abordou temas como burnout, ansiedade, depressão e estresse, destacando os desafios contemporâneos enfrentados por trabalhadores de diferentes setores.
Para o palestrante Mendanha, a responsabilidade pela saúde mental é uma via de mão dupla: “Cada um precisa olhar para si, mas também é dever da instituição construir ambientes mais saudáveis e acolhedores”. Ele que também é autor dos livros “O que ninguém te contou sobre Burnout” e “Desvendando o Burnout”.
A palestra integrou a política permanente da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida do TJSC, que visa fortalecer a saúde mental de seus servidores. A iniciativa teve o apoio da Academia Judicial e do Grupo de Cooperação Interinstitucional, reafirmando o compromisso da instituição com o cuidado psicológico no ambiente laboral.
