Ação do programa “Penso, Logo Destino” coletou 74 kg de lixo eletrônico em março; novos pontos de entrega para pilhas, baterias e lâmpadas estão disponíveis na cidade
A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD), realizará no dia 21 de agosto a entrega de todos os eletroeletrônicos, pilhas e baterias coletados nos últimos meses ao Instituto do Meio Ambiente (IMA). O programa visa envolver e conscientizar a população sobre a correta disposição de resíduos sólidos. A iniciativa, criada pelo IMA com o apoio do Governo de Santa Catarina, busca tornar o estado uma referência em reciclagem, reutilização e redução de lixo urbano.
O último recolhimento realizado pelo programa na cidade, em 31 de março deste ano, resultou na coleta de 74 kg de resíduos eletroeletrônicos, 44 kg de televisores e 46 kg de pilhas e baterias. A ação demonstra a adesão da população e a importância de oferecer pontos de entrega para o descarte adequado desses materiais, que não podem ser colocados no lixo comum devido aos riscos ambientais e de segurança. O descarte incorreto desses objetos pode gerar poluição ao meio ambiente e ocasionar acidentes durante o manuseio por coletores de lixo.
A cidade de Capivari de Baixo conta com diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em locais estratégicos para a população. Os eletroeletrônicos podem ser entregues no Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro, e no Pronto Atendimento, no Bairro Caçador. Já as pilhas e baterias, além do ponto no ginásio, também podem ser depositadas em todas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), nos Centros de Educação Infantil (CEI), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Vigilância em Saúde e no Pronto Atendimento. Há também um PEV específico para lâmpadas na Câmara de Vereadores.
A prefeitura, através da Secretaria de Gestão e da Fazenda, está trabalhando para disponibilizar um local adequado para o recolhimento e a guarda de pneus. Assim que o espaço estiver pronto, a informação será amplamente divulgada para os moradores. O programa PLD, idealizado pelo IMA, tinha como meta conquistar a adesão de 224 municípios de até 20 mil habitantes até o final de 2024, mas a estratégia foi alterada para incluir municípios de até 50 mil habitantes. Com a mudança, o instituto fechou o ano com 245 municípios aderidos, sendo Capivari de Baixo o único com população superior a 20 mil a aderir em 2022. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a prefeitura por telefone ou e-mail.
