Funcionários da empresa Racli terão acesso a testes rápidos e orientações sobre prevenção das hepatites B e C, dentro da campanha “Julho Amarelo”
A Secretaria da Saúde de Capivari de Baixo, por intermédio do Programa de Atendimento Especializado em Saúde (Paes), promoverá uma ação preventiva e de conscientização nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025. A atividade ocorrerá das 13h às 15h, na empresa Racli, responsável pela coleta de resíduos no município.
Os funcionários da empresa Racli terão a oportunidade de realizar testes rápidos, oferecidos pela Secretaria de Saúde. Além disso, receberão orientações de profissionais da saúde do município sobre a prevenção das hepatites, com foco especial nas hepatites B e C.
As hepatites são doenças que afetam o fígado e, frequentemente, são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas em suas fases iniciais, o que as torna doenças silenciosas. Quando os sintomas surgem, eles podem ser facilmente confundidos com um quadro gripal. Os possíveis sintomas incluem fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, náuseas, vômitos, dores abdominais e, em alguns casos, icterícia, que se manifesta como pele e olhos amarelados. A ausência de sintomas claros dificulta o diagnóstico precoce da doença.
O diagnóstico das hepatites B e C é realizado por meio de um exame de sangue específico. Em caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada para um médico, que então indicará o tratamento adequado.
No que diz respeito ao tratamento e prevenção, a Hepatite C não possui vacina. A prevenção se baseia no uso de preservativos e na não recomendação do compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas e seringas. Já para a Hepatite B, existe vacina, que é administrada em um esquema de três doses.
Empresas interessadas em receber a visita dos técnicos do Programa de Atendimento Especializado em Saúde de Capivari de Baixo para ações semelhantes podem agendar o serviço. O agendamento pode ser feito através do telefone (48) 99221-9536 ou pelo e-mail paes@capivaridebaixo.sc.gov.br. Pessoas que desejam realizar o teste rápido com este objetivo podem procurar a Vigilância em Saúde, que está localizada em um anexo da ESF Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110, no Centro.
A ação é alusiva à campanha nacional “Julho Amarelo”. No mês de julho, são celebradas campanhas de conscientização sobre a saúde, com foco em hepatites virais e tumores de cabeça e pescoço. O “Julho Amarelo” tem como propósito a prevenção e o combate às hepatites, que são doenças que afetam o fígado.
