Vitória brasileira na altitude do Equador e Paraguai lidera o Grupo B
A seleção brasileira feminina de futebol estreou na Copa América com uma vitória por 2 a 0 sobre a Venezuela, em partida disputada na noite deste domingo (13) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, Equador. O confronto foi transmitido pela TV Brasil. Com este resultado, o Brasil ocupa a segunda colocação do Grupo B, somando três pontos.
O desempenho em campo
A equipe brasileira enfrentou desafios impostos pela altitude de 2.850 metros da capital equatoriana, o que se refletiu no desempenho durante o primeiro tempo. As jogadoras brasileiras tiveram dificuldade para impor seu domínio e a Venezuela conseguiu criar algumas oportunidades de perigo. Aos 23 minutos, a volante Dayana Rodríguez finalizou com um chute que passou próximo à meta defendida pela goleira Lorena.
Apesar das dificuldades iniciais, o Brasil demonstrou eficácia ao converter uma das suas primeiras oportunidades em gol. Aos 31 minutos, a zagueira Isa Haas realizou um lançamento para Gio na ponta direita. A atacante avançou em velocidade e cruzou para a área, onde a artilheira Amanda Gutierres concluiu para abrir o placar.
No segundo tempo, o técnico Arthur Elias promoveu diversas alterações na formação da equipe brasileira. As mudanças surtiram efeito e o Brasil conseguiu ampliar sua vantagem aos 43 minutos, com um gol da volante Duda Sampaio, selando o placar final de 2 a 0.
Próximos compromissos e situação do Grupo B
Com a vitória na estreia, a seleção brasileira se prepara para seu próximo desafio na competição. O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira (16), quando enfrentará a Bolívia. O jogo está marcado para as 18h (horário de Brasília).
O Grupo B é liderado pelo Paraguai, que também entrou em campo neste domingo e goleou a Bolívia por 4 a 0. A equipe paraguaia demonstrou superioridade na partida. O placar foi aberto aos 23 minutos do primeiro tempo pela jovem atacante Claudia Martínez, de 17 anos. Martínez, que atua pelo Olimpia, marcou novamente aos 40 minutos, com um chute de direita após cruzamento de Bareiro.
O terceiro gol do Paraguai foi marcado no segundo tempo. Aos 15 minutos, após uma falha da defesa boliviana, Martínez aproveitou a velocidade para completar seu hat-trick no confronto. Já aos 45 minutos, Lice Chamorro marcou o último gol da partida, fechando o placar em 4 a 0 para as paraguaias. A classificação do Grupo B mostra o Paraguai na liderança com 3 pontos e um saldo de gols superior ao do Brasil.

