Personalidades criadas com Inteligência Artificial ganham milhares de seguidores e abre debate sobre o mundo online
As redes sociais, normalmente utilizadas pelos influenciadores humanos, agora confirmam um avanço de um novo tipo de figura digital: as personas de Inteligência Artificial ou conhecida como IA. Elas são geradas por algoritmos e dados, estão redefinindo os limites do que é considerado real no ambiente online, provocando discussões sobre autenticidade, engajamento e o futuro da interação digital.
As personas criadas por Inteligência Artificial referem-se a personagens digitais que são gerados por inteligência artificial, muitas vezes exibindo aparência e comportamento realistas. O surgimento e a crescente popularidade dessas personas podem ser atribuídos ao avanço contínuo da tecnologia de IA e ao potencial significativo de monetização que elas representam.
As personas de IA nas redes sociais estão aumentando cada vez mais, trazendo diversas implicações sociais e éticas. Uma das principais preocupações é a potencial confusão entre o que é real e o que é artificial, como a comparação com os corpos digitais. Questões sobre a exploração de imagem e os desafios pertencentes à IA também se tornam relevantes.
No mercado de influenciadores, as personas apresentam um novo tipo de concorrência para os influenciadores humanos. As vantagens das personas de IA podem incluir custos potencialmente mais baixos e maior controle sobre o conteúdo e a imagem, enquanto as desvantagens podem envolver a falta de autenticidade e uma conexão emocional mais limitada com o público.

Esta imagem foi criada para ilustrar uma figura digital que pode ser gerada com Inteligência Artificial. Isso pode representar uma influenciadora em redes sociais, com uma aparência mais natural e profissional, com o toque de realismo.
Exemplos de perfis criado com Inteligência Artificial
Um exemplo que possa mostrar e exemplificar esse assunto, é a persona Luna, que está no Instagram. Ela possui 619 mil seguidores, demonstrando a capacidade dessas entidades de conquistar uma vasta audiência. O engajamento com suas publicações é significativo, com cada uma delas atraindo em torno de 1500 curtidas. Além de sua presença no Instagram, essa persona explora um lado mais sexualizado, inclusive com um tipo de Onlyfans. Este aspecto evidencia tanto o potencial de monetização quanto as diversas abordagens que essas personas podem adotar no ambiente digital. O perfil dela está no link ao lado: Luna
Além de Luna, existe outros exemplos de personas, a Aitana López é uma inteligência artificial criada na Espanha, uma modelo fitness, com visual realista e presença ativa, apresenta uma rotina de treinos, reflexões pessoais, estilo de vida saudável, com a idéia de monetizar por meio de parcerias publicitárias e mostrar como IA pode gerar influenciadores. Ela foi criada por uma agência para driblar os altos custos de influencers reais. Seu perfil é: Aitana López.
Além dos exemplos citados acima, outro perfil que representa a inteligência artificial, a Emily Pellegrini, seu perfil no instagram, uma influencer e modelo virtual criada por IA, focada em moda e luxo, suas postagens são sobre viagens, reflexões, moda e parcerias com marcas. com o intuito de demonstrar como a IA pode influenciar o mercado de luxo e publicidade. Veja seu perfil: Emily Pellegrini
Qual a opinião do público sobre as personas de IA?
Camila Gomes Ferreira, de 30 anos, moradora de Canoas-RS, comenta que não acha legal e não lhe chama a atenção, tem até preguiça de ver isso. “Os perfis nas redes sociais acho péssimo, não acho que acrescenta algo bom, acho muita ilusão e de fato é. No meu ponto de vista, esse tipo de perfil não acrescenta nada positivo.
No ponto de vista da Camila, a comparação das pessoas com a inteligência artificial é o pior contratempo: “Isso afeta as pessoas que já tem problema com a sua própria aparência, que está com a autoestima baixa, acho que interfere muito negativamente quando olha aquele corpo perfeito, vida perfeita e isso também pode trazer risco, o que pega muito é autoestima, amor próprio. Olhar a vida perfeita que não existe e idealizar para sua própria vida.”
Veja o perfil de Camila no Instagram: @camilagferreiraa

Ana Clara Klukieviz Steffen, de 21 anos, estudante de publicidade e propaganda comenta a sua opinião sobre as personas no mundo digital, alguns perfis são usados de forma estratégicas para trazer maneiras inovadoras e outros já são usados para espalhar notícias falsas, influenciar eleições ou criar bolhas de opinião. “A maioria das pessoas nos dias de hoje vive correndo e tempo vale ouro, ninguém procura coisas que vão te deixar triste, então se o perfil seguir esses requisitos não vejo problema” ela fala sobre seguir um perfil de persona criada.
Além disso, a estudante fala sobre o auxílio desses perfis para aumentar visualizações “Na divulgação de produtos motivando pessoas a compra como roupa, brinquedo, coisas que sejam matérias. E negativamente, se for voltado mais para a área da estética, uma persona que mostra corpo ou produtos referente a isso, pois não tem como saber a eficácia do produto se a pessoa não existe.” argumenta.
Acompanhe a Ana Clara no Instagram: @anaclaraklukieviz

A presença crescente dessas personas de IA tem o potencial de moldar o futuro das interações nas redes sociais e redefinir o próprio conceito de relacionamento online. A ascensão das personas de IA reflete tanto o avanço tecnológico quanto as complexidades do mundo digital atual. Elas instigam a reflexão sobre o que é real, o que é autêntico e como as pessoas se relacionam em um ambiente cada vez mais permeado pela inteligência artificial. O futuro das redes sociais será, inegavelmente, moldado pela convivência entre o elemento humano e o digital, e as personas de IA representam o início dessa nova era.
