Iniciativa busca replicar modelos de sucesso de intercâmbio estudantil já implementados em outros estados para a educação pública de Santa Catarina
A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deliberou, em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 1º de julho, a realização de um painel para a apresentação do “Programa de Intercâmbio Educacional Para Mudar de Vida”. O evento, proposto pelo deputado Mário Motta (PSD) , ocorrerá na próxima quinta-feira, 10 de julho, às 10h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, localizado no Palácio Barriga Verde, na Capital.
O deputado Mário Motta explicou que o programa representa uma iniciativa significativa para a educação pública estadual. Ele informou que a experiência de intercâmbio educacional já está sendo implementada nos estados de São Paulo e Paraná. Conforme o parlamentar, São Paulo, por exemplo, envia 500 jovens por semestre, totalizando cerca de mil estudantes por ano, para o exterior, com o objetivo de expandir os horizontes desses alunos. O deputado Mário Motta expressou a intenção de que Santa Catarina consolide um projeto educacional semelhante , buscando apoio da Secretaria de Educação e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para a sua concretização.
O deputado Alex Brasil (PL) manifestou apoio à iniciativa , afirmando que o programa tem o potencial de ser transformador na vida dos jovens estudantes catarinenses. Além de Alex Brasil, o deputado Rodrigo Minotto (PDT) também participou presencialmente da reunião da comissão.
O “Programa de Intercâmbio Educacional Para Mudar de Vida” é uma iniciativa que visa oferecer oportunidades de intercâmbio para estudantes. O objetivo principal é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. A realização do painel na Alesc busca apresentar os detalhes do programa e discutir as possibilidades de sua implementação no sistema educacional de Santa Catarina.
