Município atinge 23 focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, com novo foco no bairro Caçador, e intensifica ações de combate
O número de focos do mosquito Aedes aegypti em Capivari de Baixo registrou um aumento, totalizando 23 focos conforme o mais recente boletim da Vigilância em Saúde. No boletim anterior, divulgado em maio, eram 22 os focos. O acréscimo se deu após a identificação de um novo foco em uma das armadilhas localizadas no bairro Caçador.
Nos últimos 30 dias, foram 46 casos notificados relacionados ao mosquito, dos quais 36 foram descartados e apenas um, proveniente do bairro Caçador, foi confirmado. No entanto, este caso específico não é considerado autóctone, ou seja, a infecção não foi contraída dentro dos limites do município de Capivari de Baixo, tendo sido adquirida em outra localidade.
Distribuição dos Focos e Ações de Varredura
Os 23 focos registrados em Capivari de Baixo estão distribuídos nos seguintes bairros:
- Alvorada: 1 foco
- Caçador: 5 focos
- Centro: 6 focos
- Santa Lúcia: 2 focos
- Santo André: 8 focos
- Três de Maio: 1 foco
Na manhã desta quinta-feira (27), os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde iniciaram uma ação de “varredura” a partir do local onde o novo foco foi encontrado no bairro Caçador. O trabalho, que havia sido agendado para o dia anterior, foi postergado devido ao mau tempo. A operação concentra-se em um raio de 300 metros do ponto de localização da larva do Aedes aegypti, mosquito vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Todas as amostras coletadas em Capivari de Baixo são enviadas para análise laboratorial, a fim de confirmar ou descartar a presença do vetor.
Participação Popular Essencial e Medidas Preventivas
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo tem reforçado a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti. A Vigilância em Saúde do município destaca que a luta contra o mosquito deve começar no ambiente doméstico, com a eliminação de possíveis criadouros em pátios, calhas entupidas, caixas d’água sem tampa, piscinas sem tratamento adequado e pratinhos de plantas. O mosquito Aedes aegypti é conhecido por sua adaptabilidade e rapidez na proliferação.
Para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a contaminação por doenças, a Prefeitura reitera a necessidade de adotar cuidados simples, mas eficazes:
- Mantenha tonéis, caixas d’água e barris bem tampados.
- Garanta que as calhas estejam limpas e sem detritos.
- Elimine os pratinhos que ficam sob vasos de plantas ou preencha-os com areia.
- Limpe e escove as bordas de recipientes que possam acumular água com frequência.
- Guarde pneus em locais cobertos, evitando o acúmulo de água em seu interior.
- Não acumule lixo e descarte-o corretamente em locais apropriados.
A Prefeitura orienta que os moradores de Capivari de Baixo permaneçam vigilantes e denunciem possíveis focos do mosquito pelo canal da Ouvidoria do Município, através do Whatsapp (48) 3621-4448. A colaboração da comunidade é vista como um fator determinante para o controle e a erradicação dos focos do Aedes aegypti na cidade.
