Projeto do Sesc e Fundação de Educação utiliza metodologia ativa para engajar alunos em atividades práticas sobre ciência e sustentabilidade

Uma iniciativa conjunta entre o Sesc de Tubarão e a Equipe Multiprofissional da Fundação Municipal de Educação deu origem ao projeto “Clube de Ciências”, um programa gratuito direcionado a crianças e adolescentes. A iniciativa busca estimular a curiosidade e o interesse pelo meio ambiente, pela biologia e pelas ciências em geral, por meio de uma abordagem educativa inovadora e centrada no aluno.
O projeto baseia-se na abordagem construtivista, que valoriza a aprendizagem ativa e a resolução de problemas. A metodologia coloca o estudante como o principal agente do seu próprio processo de aprendizagem, incentivando a investigação e o pensamento crítico. Por meio de experiências práticas e atividades colaborativas, o Clube de Ciências procura estabelecer uma conexão sólida entre o conhecimento teórico e sua aplicação no cotidiano.
Os encontros do programa são realizados semanalmente na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Rufino Francisco. Atualmente, o projeto atende alunos do 4º ano do turno vespertino, oferecendo vivências que visam despertar o interesse científico e a consciência sobre a preservação ambiental. O objetivo é que, ao participar das atividades, os estudantes se tornem mais engajados com questões de sustentabilidade e passem a ver a ciência como uma ferramenta para compreender e interagir com o mundo ao seu redor.
Para o ano de 2025, o “Clube de Ciências” terá como foco o estudo de plantas e frutos nativos do Brasil. O currículo planejado para o período inclui a identificação e a origem dessas espécies, bem como a exploração de sua relevância cultural e histórica. As atividades práticas prometem ser um ponto central, com a realização de oficinas de jardinagem, vivências sensoriais e outras atividades educativas que permitirão aos alunos interagir de forma direta e significativa com o tema.
A continuidade e a expansão do projeto demonstram o compromisso das instituições parceiras com a educação de qualidade e com a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios futuros. A iniciativa representa um importante passo para aproximar a ciência do universo infantil e juvenil, transformando a aprendizagem em uma jornada de descoberta e experimentação.
