Evento, com o tema “Rompendo o silêncio para recomeçar sua história”, visa conscientizar a população e fortalecer a rede de proteção, com a presença de especialistas e atividades de defesa pessoal
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Capivari de Baixo, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realizará o 1º Fórum da Conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento ocorrerá na sexta-feira (29), no Centro de Convivência da Terceira Idade, e tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência, incentivando o enfrentamento, a prevenção e a construção de uma cultura de respeito e igualdade.
Como parte das atividades de divulgação do fórum, na quinta-feira (28), às 10h, uma ação de impacto será realizada em frente ao Ginásio de Esportes do município, com encenações e a participação de agentes das forças de segurança. O evento busca conclamar a população a participar do fórum.
O tema central do fórum é “Rompendo o silêncio para recomeçar sua história”. O evento é aberto a toda a população e contará com painéis temáticos. A programação inclui a abertura com a Orquestra Sinfônica FUCAP UNIVINTE às 13h30. A partir das 14h, haverá um momento de boas-vindas, informações sobre o Agosto Lilás e os objetivos do fórum. Em seguida, a Rede Catarina apresentará o Ciclo da Violência e a Lei Maria da Penha às 14h15. Após um intervalo para o café, às 15h30, será realizado um painel com o depoimento de superação de uma voz feminina. A programação continua com uma roda de conversa sobre fortalecimento pessoal e autoestima às 16h e uma apresentação de defesa pessoal com o Sensei Alex às 16h30.
O fórum também marca as atividades alusivas à campanha Agosto Lilás, que é uma iniciativa nacional de combate à violência contra a mulher. O objetivo da campanha, que ocorre anualmente, é divulgar a Lei Maria da Penha, que completará 19 anos em 2025, e intensificar as ações de prevenção e enfrentamento à violência, além de promover a rede de proteção e apoio às vítimas.
O evento é uma oportunidade para a comunidade se informar e participar ativamente da discussão sobre um tema de grande relevância social, buscando a construção de um ambiente mais seguro e justo para as mulheres. A inscrição para o fórum pode ser feita online.

