Adilson da Silva Pacheco representa Capivari de Baixo em oficina sobre o Projeto SAAMDT em Florianópolis, contribuindo para aprimorar comunicação de risco e sistema GeoRisk em Santa Catarina
O coordenador de Defesa Civil de Capivari de Baixo, Adilson da Silva Pacheco, participou da oficina do Projeto SAAMDT (Sistema de Alerta Antecipado Multiescalar para Deslizamentos de Terra). O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), em Florianópolis, nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2025, teve como objetivo principal discutir a implementação de um sistema de alerta antecipado para a prevenção de deslizamentos de terra em áreas de risco no estado. A oficina reuniu representantes de vários municípios, instituições de pesquisa e órgãos estaduais de Defesa Civil.
O foco da oficina foi a integração do conhecimento e das percepções dos agentes de Defesa Civil sobre a comunicação de risco no contexto de monitoramento e alerta de deslizamentos. A partir de suas experiências práticas, consideradas essenciais para a eficácia do sistema, buscou-se identificar os critérios que afetam a qualidade da comunicação de risco. O evento teve como meta aprofundar o conhecimento sobre o sistema GeoRisk, com uma avaliação crítica e colaboração ativa na cocriação de melhorias para sua interface e linguagem.
A intenção dos organizadores foi tornar a plataforma mais clara, útil e alinhada às necessidades do usuário final, levando em consideração a disparidade de capacidades técnicas e a fragmentação de protocolos existentes. As contribuições dos participantes serão cruciais para as próximas etapas da construção do sistema de alerta multiescalar, que está sendo desenvolvido em conjunto pelo Cemaden e pela Defesa Civil de Santa Catarina. O evento reforçou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil para aprimorar os sistemas de alerta e a capacidade de resposta a desastres naturais.
