Parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) visa o avanço do programa Penso, Logo Destino, que busca impulsionar a reciclagem, a reutilização e a redução de resíduos sólidos urbanos em Santa Catarina
A prefeitura de Capivari de Baixo recebeu um novo computador do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para ser utilizado no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD), do qual o município é signatário desde 2022. A entrega do equipamento ocorreu na manhã de segunda-feira (18) no gabinete do prefeito Claudir Bitencourt, com a presença de representantes do IMA e do setor de Meio Ambiente da prefeitura. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer as ações de logística reversa e proteção ambiental na cidade.
O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pelo IMA com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, busca a conscientização da população sobre a correta destinação dos resíduos sólidos. A meta é fazer de Santa Catarina o estado brasileiro com o maior índice de reciclagem, reutilização e redução de resíduos sólidos urbanos. Durante a reunião, os coordenadores do programa no IMA elogiaram a atuação da equipe local, ressaltando os bons resultados alcançados. Além disso, o prefeito anunciou que o município já garantiu um espaço para a coleta de pneus, uma demanda do programa que estava pendente. Em breve, este tipo de resíduo também poderá ser recolhido pelo PLD. O diretor de Meio Ambiente de Capivari de Baixo, Pedro Albino, e a coordenadora da comissão do PLD, Deise de Aguiar, também estiveram presentes no encontro.
O coordenador regional do PLD, Marcelo Dutra, destacou a importância da atuação do município no programa. Ele mencionou que Capivari de Baixo tem se destacado e se tornado um polo do programa na região. Dutra reforçou que o computador entregue servirá para a comissão do PLD atuar de forma ainda mais eficaz na missão de logística reversa e proteção ao meio ambiente.
Além disso, foi anunciada a nova data para a entrega dos materiais recolhidos ao IMA. A ação, que estava programada para o dia 21 de agosto, foi transferida para o dia 4 de setembro. Na nova data, todos os eletroeletrônicos, pilhas, baterias e pneus que a população entregou nos últimos meses serão encaminhados ao órgão para a destinação adequada.
O município conta com diversos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados em locais estratégicos. Os eletroeletrônicos podem ser entregues no Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro, e no Pronto Atendimento, no bairro Caçador. As pilhas e baterias também podem ser levadas ao ginásio, além das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Centros de Educação Infantil (CEI), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Vigilância em Saúde e Pronto Atendimento. Há, ainda, um PEV para lâmpadas na Câmara de Vereadores. A prefeitura comunicou que o cronograma e o local para a coleta de pneus serão divulgados em breve.
O descarte incorreto de resíduos pode causar perigos ambientais e riscos para os profissionais de coleta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305 em 2010, busca um manejo adequado dos resíduos. Para dúvidas sobre o programa, a população pode entrar em contato pelos telefones 3621-4400 ou 3621-4437 ou pelo e-mail dep.meioambiente@capivaridebaixo.sc.gov.br.
