Gestoras de Capivari de Baixo participam em Florianópolis do lançamento de plano estadual decenal que prevê ações integradas para fortalecer o combate à violência de gênero em Santa Catarina
O Governo de Santa Catarina lançou o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher , um documento que prevê uma série de ações para um período de 10 anos. O lançamento ocorreu ontem (12), em Florianópolis , e contou com a presença da secretária de Assistência Social de Capivari de Baixo, Thayse Izidro, da diretora do CREAS, Débora Cristina, e da assessora de Medidas Socioeducativas, Sabrina da Rosa.
O documento, lançado pelo governador Jorginho Mello e pela vice-governadora Marilisa Boehm , marca um compromisso de longo prazo do estado com a ampliação e a qualificação das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. Segundo a secretária de Assistência Social de Capivari de Baixo, o setor de Desenvolvimento Social terá um papel central no acolhimento e na proteção das vítimas. Isso incluirá a capacitação contínua dos profissionais da rede socioassistencial, a ampliação e o fortalecimento dos serviços de acolhimento e a integração das informações a um painel unificado de monitoramento do plano.
A secretária Thayse Izidro afirmou que conhecer as medidas do plano é de grande importância. Ela ressaltou que o novo plano estadual reforça e complementa projetos já existentes no município. A secretária mencionou que o plano “promove ainda mais cuidado e proteção às mulheres e vem ao encontro das políticas públicas que estamos assegurando em Capivari de Baixo”. O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir, também destacou a importância do tema. Ele afirmou que a causa reafirma o compromisso em “proteger e garantir os direitos das mulheres de Capivari de Baixo, através das políticas já desenvolvidas e agora com as ações que este plano estabelece”.
O município de Capivari de Baixo já desenvolve ações consistentes no combate à violência contra a mulher. Um exemplo é o Projeto Recomeçar, lançado em maio, que tem como objetivo fortalecer, acompanhar e orientar mulheres que são vítimas de violência. Além disso, em parceria com a empresa Diamante +Energia, a gestão municipal promove o Projeto Mulheres Empreendedoras, que oferece capacitação profissional para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social. O novo plano estadual visa fortalecer e complementar essas iniciativas locais, garantindo uma abordagem mais robusta e coordenada no enfrentamento à violência de gênero.
