Prefeitos da AMUREL recebem presidente da FECAM para detalhes do projeto de aproximação e excelência na administração pública catarinense
O Projeto Rota Municipalista, uma iniciativa da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), foi apresentado na Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL) na última segunda-feira, dia 14 de julho. O projeto está percorrendo as 21 associações de municípios do estado.
Prefeitos e representantes dos municípios que compõem a AMUREL reuniram-se na sede da associação, na tarde de segunda-feira, para receber o presidente da FECAM e prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto. Durante o encontro, Silveira Neto detalhou o escopo do Projeto Rota Municipalista.
O projeto tem como principal objetivo fortalecer a escuta ativa e a aproximação entre a Federação e os municípios. Uma de suas metas é preparar as administrações municipais para o COMAC-SC 2025 – o maior congresso municipalista de Santa Catarina, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro, em Balneário Camboriú. Além disso, o projeto visa preparar os municípios para o Prêmio FECAM – Práticas de Excelência 2025, uma iniciativa que valoriza experiências bem-sucedidas de gestão pública.
No decorrer do encontro, a FECAM também realizou a entrega de carteirinhas institucionais a prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas da região. A aproximação da federação com os municípios é considerada de suma importância para o desenvolvimento dos objetivos da entidade. O presidente Topázio Silveira Neto afirmou que a visita é uma prestação de contas dos primeiros seis meses de mandato e um anúncio do que a FECAM pretende realizar no segundo semestre. Ele reforçou que as ações da federação são pautadas na defesa e no fortalecimento dos municípios, pois, segundo ele, o cidadão não cobra do presidente ou do governador, mas sim dos prefeitos, que estão mais próximos da população.
O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bittencourt, que participou do encontro, classificou a reunião como bastante produtiva. Ele avaliou que, além de conhecer a atuação da FECAM e seus projetos, os participantes puderam ter acesso a boas práticas administrativas que estão sendo implementadas com sucesso em outras regiões, podendo servir de inspiração para os prefeitos da AMUREL.
