Iniciativas buscam diagnóstico precoce e engajamento social, enquanto política hospitalar e prestação de contas da saúde são debatidas
A Comissão de Saúde de Santa Catarina deliberou, na manhã desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei (PL) 338/2025, que institui a Semana Estadual de Conscientização para a Prevenção das Consequências da Escoliose. A proposta, de autoria do deputado Fernando Krelling (MDB) , recebeu parecer favorável do relator, deputado Junior Cardoso (PRD), e foi acatada por unanimidade pelos demais membros do colegiado. A escoliose, uma curvatura anormal da coluna vertebral, afeta cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil, sendo mais comum em adolescentes do sexo feminino. Em Santa Catarina, não há números oficiais sobre a condição , que impacta significativamente a qualidade de vida, atividades diárias, relacionamentos sociais e a saúde física dos indivíduos, além de representar um desafio para os sistemas de saúde.
A proposta estabelece a segunda semana do mês de junho como a Semana Estadual de Conscientização para a Prevenção das Consequências da Escoliose. O objetivo é criar um período específico para a promoção de campanhas e ações educativas, visando aumentar a conscientização sobre a condição e suas implicações. O relator afirmou que a iniciativa fortalece ações educativas e de conscientização, fomentando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. O presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT), reiterou a importância da matéria que busca a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Em sua relatoria, o deputado Junior Cardoso também emitiu parecer favorável ao PL 174/2025 , também de autoria do deputado Fernando Krelling , que institui a Semana Estadual de Conscientização para o Enfrentamento da Dor Crônica. Esta semana está agendada para a terceira semana de outubro. A ação visa fomentar a sensibilização e o engajamento da sociedade em relação aos impactos da dor crônica na qualidade de vida das pessoas. O relator observou que a proposta “cria um reconhecimento legítimo para essa doença, com o engajamento da sociedade civil, trazendo a conscientização e o enfrentamento necessário” , e obteve aprovação unânime dos demais membros do Colegiado. Ambas as matérias seguirão para votação em Plenário.
Ainda na reunião, três requerimentos foram aprovados por unanimidade. Um deles, de autoria do deputado Neodi Saretta, propôs a realização de uma audiência pública para a apresentação do 2º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas do ano de 2025 pela Secretaria de Estado da Saúde.
A situação da política estadual hospitalar também foi um ponto central do debate. O deputado José Milton Scheffer (PP) propôs encaminhar um convite a representantes da Secretaria de Saúde para discutir o tema , e sua iniciativa foi acatada pelo grupo. Além disso, ele informou sobre a realização da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais (15ª CBH) em Florianópolis, no CentroSul, nos dias 24 e 25 de julho.
Participaram da reunião os deputados Neodi Saretta, Junior Cardoso, Vicente Caropreso (PSDB), Mauricio Peixer (PL), José Milton Scheffer (PP), a deputada Paulinha (Podemos) e Maurício Eskudlark (PL).
