Processo seletivo do Fies para o segundo semestre de 2025 inicia inscrições online com 44.867 vagas, incluindo modalidade Fies Social para beneficiários do CadÚnico
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 tiveram início nesta segunda-feira (14). Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com prazo final estabelecido para as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília. Os prazos foram detalhados em edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 9 de julho. O processo de inscrição é gratuito.
O Fies, programa federal instituído em 2001, tem como objetivo principal promover a inclusão educacional, financiando a graduação em instituições de educação superior privadas. Para serem elegíveis, essas instituições devem possuir avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para o ano de 2025, o MEC disponibilizou um total de 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 ofertadas no primeiro semestre e 44.867 destinadas à segunda metade do ano.
Para que os candidatos possam obter o financiamento estudantil, é necessário atender a um conjunto de requisitos específicos:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.
- Ter alcançado uma média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e não ter zerado a prova de redação.
- Não ter participado do referido exame como treineiro.
- Possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, que corresponde a R$ 4.554 em 2025.
Uma parte significativa das vagas, 50%, é reservada para o Fies Social, modalidade lançada em 2024. Os candidatos que desejam concorrer a essas vagas devem possuir inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e apresentar renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, que atualmente é de R$ 759. O Fies Social, implementado pelo MEC, possibilita o financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior. Além disso, esta nova modalidade reserva cotas específicas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo do Fies será determinada pela ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem. A organização da classificação considera o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A ordem de prioridades concede vantagem a candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados anteriormente por financiamento estudantil. É importante ressaltar que a concessão de um novo financiamento pelo Fies é vedada a candidatos que não tenham quitado um financiamento anterior, seja pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional, ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.
O calendário do Fies prevê uma chamada única e a subsequente lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado em 29 de julho. Após a divulgação, os estudantes deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações fornecidas e complementar sua inscrição no período de 30 de julho a 1º de agosto. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, para o preenchimento de vagas não ocupadas, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro. Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem permanecer atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital para evitar a perda de suas oportunidades.
