Evento visa capacitar agentes públicos em boas práticas e prevenção de erros na administração municipal, com etapas em diversas regiões de Santa Catarina
Cerca de 400 gestores públicos de prefeituras pertencentes à Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) participaram, nesta terça-feira (7/7), em Arroio Trinta, do 25° Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento é organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e tem como objetivo intensificar a aproximação do órgão de fiscalização com os agentes públicos dos Executivos dos 295 municípios catarinenses. Essa aproximação ocorre a partir da disseminação de orientações e de boas práticas para o aperfeiçoamento da administração pública. A programação do Ciclo se estende até o dia 31 de julho e está sendo realizada em 13 etapas regionais.
Moisés Hoegenn, diretor do Instituto de Contas (Icon), destacou que é marcante para a história das 25 edições do Ciclo a decisão de sair das cidades-polo e levar a experiência para outros municípios. Ele explicou que o Ciclo, que já faz parte do calendário anual dos municípios, tem como objetivo capacitar os gestores públicos para ações preventivas de mitigação de erros, e, por consequência, evitar prejuízos antes que uma contratação seja efetivada e o pagamento realizado. O diretor ressaltou que, dessa forma, é possível evitar até mesmo demandas jurídicas ou administrativas para o gestor.
Ao menos 11 prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe estiveram presentes no evento. Entre eles, Antônio Serighelli, de Arroio Trinta; Alencar Mendes, de Caçador, que também é presidente da Amarp; Wilson Ribeiro, de Fraiburgo; Luci Peretti, de Iomerê; Marcelo Spautz, de Lebon Régis; Simone Zanella, de Macieira; Gilvane de Moraes, de Rio das Antas; Nereu Borga, de Salto Veloso; Aldair Biasiolo, de Tangará; Argemiro dos Santos, de Timbó Grande; e Wilmar Carelli, de Videira.
Também participaram da reunião os prefeitos de Abdon Batista, Lucimar Salmória, e de Água Doce, Giovani Brandalise. Os secretários executivos das associações, Odivar Clovis Biscaro (Amarp), Juliana Aisi Breger Cenc (Amplasc) e Denir Zulian (Ammoc), também estiveram presentes.
O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, em representação aos demais prefeitos, afirmou que cada participante que se deslocou ao evento para aprender e buscar alternativas para evitar o erro, em vez de consertá-lo, deve se sentir motivado com a forma de atuação do TCE/SC. Ele destacou que o Tribunal traz uma forma de fazer administração pública voltada para as pessoas e dentro das regras. O prefeito-anfitrião de Arroio Trinta, Antônio Serighelli, salientou a iniciativa do TCE/SC de promover o Ciclo de Estudos em cidades que não são polos regionais. A realização do evento em municípios menores reforça a descentralização do conhecimento e o acesso à capacitação para um número maior de gestores.
