Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para se alistar online ou presencialmente, entenda as etapas do processo e as vagas para o serviço militar feminino
O prazo final para o alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 encerra-se nesta segunda-feira, 30 de junho. A mesma data limite se aplica a jovens do sexo feminino que também completam 18 anos em 2025 e que desejam, de forma voluntária, se alistar ao serviço militar feminino.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Defesa, o processo de alistamento pode ser realizado de duas formas: online, por meio do site oficial, ou presencialmente, em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM) espalhada pelo território nacional. A facilidade do alistamento online visa desburocratizar o processo e torná-lo mais acessível aos jovens em idade de cumprir suas obrigações militares.
Entendendo o Recrutamento Militar
O Ministério da Defesa esclarece que o recrutamento militar no Brasil é dividido em cinco etapas sequenciais, que se desenrolam ao longo do ano. Essas fases são:
- Alistamento: A etapa inicial, que deve ser cumprida até o dia 30 de junho do ano em que o jovem completa 18 anos.
- Seleção Geral: Momento em que os alistados são avaliados por meio de testes físicos, psicológicos e médicos.
- Designação: Ocorre a distribuição dos aprovados para as diferentes Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou para o serviço militar alternativo.
- Seleção Complementar: Uma fase mais específica, onde as unidades militares realizam uma seleção final dos designados, considerando suas aptidões e as necessidades da Força.
- Incorporação ou Matrícula: O ato final em que o jovem é efetivamente integrado a uma unidade militar para iniciar o serviço ou é matriculado em um curso de formação.
Desde 2003, as etapas do processo de recrutamento são unificadas e aplicadas de forma similar para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, padronizando o acesso às Forças Armadas.
Serviço Militar Feminino: Alistamento Voluntário e Vagas
O alistamento militar feminino, de caráter voluntário, foi anunciado em agosto do ano passado. Para esta primeira fase de implementação, estão sendo oferecidas um total de 1.465 vagas. A distribuição dessas vagas entre as Forças Armadas é a seguinte: 155 vagas para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica.
O Ministério da Defesa ressalta que, embora o alistamento seja voluntário para as mulheres, o serviço militar torna-se obrigatório uma vez que a candidata seja incorporada. Os critérios para o alistamento feminino incluem: completar 18 anos em 2025 (ou seja, ter nascido em 2007) e ter residência em um dos municípios tributários que foram selecionados para a oferta do serviço militar feminino nesta fase inicial.
Distribuição de Vagas por Municípios
Atualmente, as vagas para o serviço militar feminino estão distribuídas em 28 municípios que possuem unidades militares das três Forças Armadas, abrangendo 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Essa distribuição visa atender à demanda e às capacidades operacionais das Forças em diferentes regiões do país.
Os municípios contemplados com a oferta de vagas para o serviço militar feminino são: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
O encerramento do prazo reforça a importância para os jovens elegíveis de regularizarem sua situação militar dentro do período estipulado, evitando quaisquer impedimentos futuros relacionados à sua cidadania e acesso a determinados serviços públicos ou privados.
