Encontro com representantes da Marinha visa fortalecer museus de Laguna e promover ações de valorização da memória marítima e identidade local
Na manhã da última terça-feira, 17 de junho, a Prefeitura de Laguna realizou uma visita técnica ao Museu Naval da Marinha, em Florianópolis. A atividade teve como foco o estreitamento de laços institucionais e a construção de parcerias estratégicas voltadas à requalificação dos espaços museológicos do município de Laguna, reconhecido por sua importância histórica e cultural no contexto catarinense.
A comitiva lagunense foi composta pelo prefeito Preto Crippa, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Fundação Lagunense de Cultura, pelo Dr. Jules Marcelo Rosa Soto, do Instituto Cultural Soto, e pelo modelista naval Luiz Lauro Pereira Jr., profissional com reconhecimento na preservação da história marítima por meio da modelagem de embarcações.
Durante a visita, os representantes da Marinha do Brasil e do Instituto Cultural Soto apresentaram o modelo de gestão e curadoria do Museu Naval, considerado uma referência em ações de preservação da memória naval brasileira, além de sua contribuição para a educação patrimonial e cultural. A troca de experiências serviu como base para discutir possibilidades de cooperação técnica e institucional, com foco em qualificar os museus de Laguna e ampliar sua capacidade de atrair visitantes e promover conhecimento.
A agenda reforça o comprometimento da administração municipal com políticas de valorização da cultura e da identidade local. O fortalecimento do turismo cultural e a promoção da educação patrimonial foram temas centrais do encontro, que sinaliza o avanço de iniciativas que buscam preservar e difundir o legado histórico de Laguna, cidade com papel relevante na história naval e na construção da memória marítima brasileira.
A visita técnica ao Museu Naval marca mais um passo da atual gestão na construção de ações articuladas entre cultura, turismo e educação, com o propósito de transformar os equipamentos culturais do município em espaços mais atrativos, acessíveis e conectados com boas práticas de gestão museológica em nível nacional.

