Provas serão aplicadas em 28 de setembro em diversos países, o exame é gratuito e voltado à certificação do ensino fundamental e médio
Brasileiros residentes no exterior interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 27 de junho, para realizar a inscrição no Encceja Exterior 2025. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema do Encceja Exterior, no qual o participante deverá escolher as áreas de conhecimento que pretende ser avaliado.
O exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), será realizado no dia 28 de setembro de 2025, em dois turnos. Já a aplicação da modalidade específica para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Exterior PPL) ocorrerá de 29 de setembro a 3 de outubro, em unidades prisionais de Madri (Espanha), Nagoia e Tóquio (Japão), sob responsabilidade dos consulados-gerais.
As inscrições também contemplam a solicitação de atendimento especializado, destinado a participantes com deficiência, gestantes, lactantes ou com idade avançada. Além disso, pessoas travestis, transexuais ou transgêneros poderão solicitar o uso do nome social, diretamente no momento da inscrição.
O Encceja Exterior é voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. É necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização da prova para a certificação de ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio.
As provas objetivas são compostas por quatro áreas de conhecimento e incluem 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação. No ensino fundamental, os participantes serão avaliados em ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, história e geografia. Já para o ensino médio, as áreas incluem química, física, biologia, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.
A aplicação ocorrerá em cidades de 16 países, incluindo Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu, Nagoia e Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).
A participação exige a apresentação de documento oficial com foto no dia da prova. Os resultados individuais não serão divulgados publicamente, mas estarão disponíveis ao Instituto Federal Fluminense e ao Colégio Pedro II, instituições parceiras do Inep para fins de certificação.
Desde sua criação em 2002, o Encceja tem sido uma ferramenta essencial para que jovens e adultos retomem sua trajetória educacional, contribuindo para a inclusão e valorização da educação básica. O exame orienta ainda a formulação de políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e no exterior.

