O Enem vai acontecer em novembro de 2025 e já ajudou muitos jovens a alcançarem grandes conquistas
Com provas marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 já movimenta estudantes em todo o país. Considerada uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, a avaliação oferece oportunidades por meio de programas como o ProUni e o Sisu, além de permitir o acesso a diversas instituições públicas e privadas.
A professora de português, Weridiana Boff de 41 anos, que atua desde 2008. É pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura e pós-graduada em Educação infantil e anos iniciais. Fala que quando o assunto é Enem, uma das principais preocupações dos estudantes gira em torno de como fazer uma boa prova e alcançar um bom desempenho na redação. Para a professora Weridiana, com quase 18 anos de experiência no ensino de língua portuguesa, literatura e alfabetização, o caminho é construído a partir de um hábito essencial: a leitura.
“Percebo como o hábito da leitura é imprescindível para se obter boas notas na escola e consequentemente o êxito no Enem e outras avaliações”, afirma Weridiana. Segundo ela, quem lê mais, escreve melhor, interpreta com mais facilidade e consegue argumentar com mais segurança, habilidades fundamentais para o sucesso na redação.
Na hora de encarar a redação, a professora reforça a importância de entender profundamente o tema proposto. “É primordial atentar-se inicialmente para o tema a ser desenvolvido, analisar o contexto, que geralmente é multifacetado, explorar historicamente o assunto, estar informado sobre discussões atuais e perceber que outras questões se conectam a esse tema e que podem ser argumentadas, para então elaborar a sua tese.”

História de conquista e superação
Aos 19 anos, Ana Júlia Fernandes Carlos é um exemplo de como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser uma ponte entre sonhos e oportunidades. Hoje estudante de Biomedicina, ela conseguiu uma bolsa de estudos pelo ProUni após anos de preparação, esforço e superação. “O ENEM me permitiu fazer faculdade. Se não fosse ele, provavelmente eu não faria”, ela afirma.
Ela começou cedo, ainda no primeiro e segundo anos do ensino médio, Ana Júlia decidiu fazer o ENEM como “treineira”. A primeira experiência, no entanto, foi um choque de realidade. “Eu cheguei lá para fazer e literalmente não sabia nada. Me deu um baque muito grande, principalmente na redação” cita. A partir desse momento, decidiu que precisava se dedicar para as próximas provas.
“Comecei a fazer uma redação por semana. Era uma das maiores dificuldades que eu tinha e vi que precisava melhorar” Ana Júlia comenta. No terceiro ano, quando a prova passou a valer, ela se organizou e dividiu os dias da semana para estudar cada matéria, além de manter o hábito das redações e simulados aos finais de semana.
A recompensa, no entanto, veio. A felicidade foi imensa ao ver o nome na lista do ProUni. “Fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo ansiosa com toda a questão da documentação. Ainda assim, a minha maior emoção foi ver a evolução da minha nota de redação: fui de 520 para 980.”

O que é o ENEM?
Segundo o Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, para dar oportunidades e ver como está o desempenho do aluno sobre os ensinamentos da escolaridade básica. Os alunos que estão encerrando ou já concluíram o ensino médio podem realizar a prova.
Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma forma de selecionar os alunos para concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Muitas de universidade, cerca de 500, já adquiriram o resultado do exame para selecionar os alunos aptos para ingressar no ensino superior.
O processo para realizar a prova, começa muito antes, desde a inscrição e até a prova. Para a prova do Enem 2025, as inscrições já se encerraram e agora é o aguardo para as provas. As provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, no primeiro dia os conteúdos são: Linguagens e ciências humanas e a redação. No segundo dia de prova, os participantes responderam às questões de: Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.
O ENEM transforma vidas e agora é sua vez!

