Estudantes da Unisul temem ficar com dívidas com o corte de bolsas do FUNDESC promovido pelo Governo de Santa Catarina
Diante da controvérsia gerada pelo corte de bolsas de estudo na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), o governador Jorginho Mello minimizou o número de estudantes insatisfeitos. Em declaração que gerou repercussão, Mello afirmou: “Tem meia dúzia que estão reclamando”.
Veja o vídeo:
Governador Jorginho Mello durante entrevista no Aeroporto de Jaguaruna.
Questionado sobre o corte de bolsas do Fundesc, ele preferiu falar que a Unisul é uma instituição privada que não é mais de Tubarão. Ressaltou os avanços do Programa Universidade Gratuita e ignorou o fato que os estudantes prejudicados com o corte de bolsas foram contemplados nos requisitos de carência que, aliás, foi o Governo do Estado que estipulou.
O corte das bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fundesc) gerou um sério transtorno para os estudantes da Unisul. O Diretório Central dos Estudantes Unisul (DCE), em uma nota compartilhada nas suas redes sociais, manifestou indignação com as declarações do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Segundo a nota o governo do estado não está dando atenção aos alunos da UNISUL.
A nota oficial lançada nas redes sociais do Diretório Central dos Estudantes Unisul Sul (DCE) está detalhando as informações. Veja aqui!
Além disso, segundo o DCE, em 2024, o Comitê Estudantil Voluntariado (CEV) da Unisul em Tubarão realizou 5.284 atendimentos gratuitos, incluindo mutirões de cardiologia, pediatria, ginecologia e ações em abrigos de idosos. O que demonstra que a universidade continua desempenhando um papel essencial para a comunidade de Tubarão e região.
O corte de bolsas na Unisul chega no momento em que o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está investigando possíveis irregularidades nas declarações de renda de estudantes contemplados com bolsas do Programa Universidade Gratuita. A suspeita surgiu após cruzamento de dados entre o TCE e a Secretaria de Estado da Educação (SED), indicando que alguns alunos podem ter informado rendas incompatíveis com os critérios exigidos para contemplação da bolsa estudantil.
Opinião do Legislativo
O Vereador de Tubarão-SC, Matheus Madeira (PT) falou sobre o assunto das bolsas do Fundesc. “O governador está tentando mudar de assunto depois que veio à tona a investigação do Tribunal de Contas do Estado com indícios de irregularidades no Programa Universidade Gratuita e ele resolveu mirar na Unisul. O problema é que ele não está atingindo os donos da Unisul e sim os alunos”.

O vereador de Tubarão, Maurício da Silva também falou sobre a situação das bolsas para os alunos e a universidade Unisul. “Atende pelo CNPJ e não pelo CPF. Ou seja, as faculdades da ACAFE recebem recursos infinitamente maiores do que as que não são da ACAFE, como é o caso da Unisul e muitas outras. Isso resulta em menor atendimento aos estudantes dessas universidades. A grande pergunta é: Os estudantes dessas faculdades, que não são da rede ACAFE, não são catarinenses? Portanto, o benefício deveria ser para o CPF que é o estudando e jamais para o CNPJ que é a faculdade” ele desabafa.
Além disso, o vereador Maurício comenta: “Neste ano, atendemos os estudantes, nos colocamos à disposição, novamente, e fizemos Requerimento ao Reitor Mauri Herdet para ir à Câmara de Vereadores ( já está agendado ) para unirmos esforços na direção da solução do problema.

Desabafo dos alunos
A universitária e aluna da Unisul Lara Alves, desabafou nas redes sociais sobre o assunto. Ela fez um vídeo falando toda sua indignação para conseguir ter acesso a bolsa Fundesc. Jorginho, por favor, devolva as bolsas do Fundesc, eu vim aqui implorar para que o governador do Estado de Santa Catarina nos dê uma resposta sobre as bolsas do Fundesc” ela fala.
Além disso, ela também comenta sobre as dificuldades de ter uma resposta sobre o que está acontecendo, que foram cortadas no meio do processo seletivo. Ela desabafa: “To desolada, sem chão, tô lutando por essa bolsa a duas semanas, mandando emails, tentando contato”.
O que é o FUMDESC?
O Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (FUMDESC) é considerado um programa que facilita a vida financeira estudantil do Estado de Santa Catarina. Ele é vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SED). Foi criado pela Lei nº 18.672/2023 e regulamentado pelo Decreto nº 220/2023, fortalecendo as potencialidades regionais do estado, promovendo o acesso à educação de qualidade.
