O pix automático foi desenvolvido para trazer facilidade e a partir do dia 16 de junho ele será lançado
Hoje (04), em São Paulo, o Banco Central (BC) fez o lançamento do pix automático. A sua função será agendar contas periodicamente ou recorrentes para facilitar em pagamentos particulares, como contas de luz, boletos, serviços por assinaturas e demais.
O Banco Central informou que essa nova funcionalidade do pagamento, quem utilizar só vai precisar autorizar uma vez e depois automaticamente o pagamento será realizado na outra cobrança.
Segundo o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolio, em um evento denominado Conexão Pix que aconteceu durante o dia de hoje na cidade de São Paulo. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo” comenta. Além disso, O presidente Gabriel Galípolo ressaltou sobre a utilização do pix para a sociedade, pois é algo ativo e facilita o indivíduo, pessoas físicas e o próprio Banco Central.
Serviço do Pix Automático
A forma de pagamento já foi utilizada pelo Banco do Brasil, que desenvolveu e começou a utilizar no fim do mês de maio. Para os demais bancos, conforme o cronograma organizado pelo Banco Central, o sistema estará disponível no dia 16 de junho. Onde as pessoas físicas serão responsáveis pelo pagamento e as empresas irão ser as recebedoras.
Segundo a Agência Brasil, o Banco Central especificou como será o funcionamento do novo serviço do Pix. O pagador irá autorizar o pagamento e também definir regras, como o valor. O pagamento definirá regras, como o valor máximo de cada pagamento. Nos dias anteriores ao pagamento, a empresa deverá enviar a cobrança ao banco do pagador que, por sua vez, fará o agendamento do pagamento e notificará o pagador para que ele possa conferir, antes do dia do pagamento, se o valor cobrado está correto. O Pix Automático será gratuito para a pessoa pagadora.
A principal ideia dessa nova forma, será trazer uma facilidade para os brasileiros que já utilizam e precisam que a forma de pagamento seja ágil e fácil.
Opinião da sociedade
O engenheiro civil, Nilmar Behenck de 32 anos, fala sobre a facilidade e como será a reação da sociedade sobre a utilização desta nova ferramenta. “Gostei, acho que vai funcionar porque já tem a função de boletos que aparece no teu CPF para pagar, e a sociedade é meio receosa com esses pagamentos, então acho que pode demorar um pouco para acostumar.” fala.
O universitário João Vitor Monteiro Behenck, de 22 anos, comenta sobre como pode ajudar a simplificar a vida da sociedade com o lançamento do Pix automático: “Gostei da idéia, automatizar os pagamentos com a segurança e rapidez que o Pix já oferece é muito positiva e o brasileiro já se adaptou muito bem ao Pix tradicional então também se adapta com o novo”
