O Concurso Nacional Unificado oferecerá mais de 3 mil vagas em 228 cidades e prova objetiva será aplicada em outubro e a discursiva em dezembro
O Concurso Nacional Unificado (CNU) trouxe novas informações sobre a preparação e desenvolvimento do próprio. As informações foram divulgadas pelos membros do Governo Federal. A banca organizadora será contratada até dia 16 de junho. Ela ficará responsável por receber as inscrições e aplicar a prova para os candidatos em 228 cidades do Brasil.
O concurso será aplicado e terá nove blocos temáticos, aumentando um da edição anterior. Neste ano, dois blocos serão considerados nível médio e com essa justificativa houve o aumento de um bloco referente ao ano passado.
Cada bloco corresponde às áreas de desempenho do Governo Federal. Segundo o diretor de Logísticas do Concurso Unificado, Alexandre Retamal comenta sobre o concurso durante sua passagem no seminário Internacional de Concursos Públicos em Brasília: “Estamos fazendo um trabalho para aprofundar mais os conteúdos da prova. Então entendemos que ter apenas um bloco de nível médio, já que temos carreiras que são da área de Saúde, iria prejudicar o aprofundamento e a qualidade da prova”.
Vagas disponíveis do concurso
O concurso disponibilizou 3.652 vagas que já foram confirmadas para essa nova modalidade do Concurso Nacional Unificado (CNU). O nível médio terá 508 cargos disponíveis, com a nomeação instantânea na área da saúde e agências reguladoras.
Dois blocos temáticos que serão divididos nessa quantidade disponível. Como comenta o diretor Alexandre Retamal que os blocos são destinados para a saúde e agências reguladoras.
Datas das provas
Uma novidade no Concurso Nacional Unificado é sobre a estrutura das provas. A prova objetiva será realizada no dia 5 de outubro, durante a tarde, todos os inscritos irão realizar a prova.
Quem estiver habilitado, poderá realizar a prova discursiva que será no dia 7 de dezembro. Essa decisão de dividir a prova em duas partes foi sobre os aprendizados que surgiram na edição anterior do concurso, como diz o diretor Alexandre Retamal. Sua explicação remete que as provas objetivas serão aplicadas apenas à tarde para facilitar na logística e poder ampliar o número de questões cobradas. Mas ainda não foi divulgado o número de questões totais da prova.
O ministério da gestão e inovação definiu as seguintes datas:
- Edital e inscrições: julho de 2025
- prova objetiva: 5 de outubro de 2025
- provas discursivas para os habilitados: 7 de dezembro de 2025
- Resultados: fevereiro de 2026
O que é o Concurso Nacional Unificado (CNU)?
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um empreendimento do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal do Brasil para facilitar a contratação de novas pessoas, conhecidas como servidores, para vagas de públicos federais.
O concurso tem o objetivo de realizar exames para ver se a pessoa pode ser contratada para um cargo específico. Algumas vagas são para cargos de administração federal. O concurso pode ser conhecido como um Enem dos concursos.
